7. TERAPIA DE FAMÍLIA
A Terapia de Família é um tipo de terapia oferecida aos indivíduos de uma mesma família, podendo estar diretamente ligados entre si, ou de maneira indireta, como avós, sogros, noras e genros.
A terapia de família busca compreender a estrutura familiar e os seus processos dinâmicos e conflituosos. Muitas vezes o que acontece com um membro da família afeta todos os demais, e o recíproco também é verdadeiro. Por isso a família muitas vezes precisa ser tratada como uma unidade, em que cada um participa com sua visão e opinião.
O nosso trabalho consiste em intermediar as partes, entender o perfil de cada membro da família, encontrar a origem do problema e auxiliar de forma gradativa e continua na solução da questão familiar.
O atendimento familiar pode ser tanto on-line quanto no domicílio familiar ou ambiente público. Nosso modelo de trabalho consiste em atender cada membro família individualmente. Aos poucos vamos formando um panorama da questão. E quando for o momento adequado, reunimos os familiares envolvidos e apresentamos os principais pontos que precisam de ajustes.
É importante ressaltar que tratamos com cautela as questões trazidas individualmente. E, no momento que apresentamos à família os pontos de melhoria, procuramos associar com ferramentas que podem auxiliar cada um a lidar com suas questões, de forma conjunta e particular, visando o máximo possível de harmonização dentro daquele contexto familiar.
Os principais motivos que favorecem a busca por este tipo de terapia são:
-
Apego excessivo
-
Separação
-
Ameaças veladas
-
Violência doméstica
-
Perda de identidade
-
Superdependência
-
Falta ou excesso de afeto
-
Isolamento
-
Falta de comunicação
-
Mudanças repentinas
-
Queda socioeconômica
-
Doença
-
Luto