Convite ao autoconhecimento em três etapas
Terceira Etapa.
Depois de ter passado pelas duas etapas, ter refletido, visto, revisto, relembrado de fatos, momentos e situações atuais e passadas, está na hora da varredura dos “lixos mentais”. Isso mesmo, “lixos mentais”!
Da mesma forma que acumulamos lixos em casa, também fazemos nas redes mentais. É muito delicado chamar certas lembranças de lixos, mas… qual nome você daria para pensamentos que estão sobrando, atrapalhando, que não tem mais utilidade prática, que está impedindo passagem para o novo e que já poderia ter sido descartado, mas faltou “tempo” para essa “limpeza”?
Se quiser ficar com os lixos, ok. Mas se quiser se livrar deles, continue o processo e se prepare para realizar uma “faxina mental”.
Primeiramente, deve ter muito lixo dos outros com você. Será que no passado e no presente você não estaria acumulando e pegando lixo dos outros? Sabe aquelas coisas que as pessoas não querem mais, coisas que elas fazem questão de compartilhar com você e quando vão embora dizem terem ficado melhor, “mais leve”, por que será, né? Outros lixos são aqueles “desaconselhos”, aquelas frases do tipo: “você não é capaz”, “você não merece”, “você não …”. Tente perceber que alguém que diz isso, ou algo parecido, na verdade está falando de si mesma. Sim, essa pessoa está projetando em você “frases” que estão dentro dela. Será que ao longo da vida, muitas dessas mensagens diretas ou indiretas não poderiam ter se acumulado dentro de você?
Pense bem, mesmo que você tenha ignorado naquele dia, de forma consciente, alguma coisa poderia ter sobrado ai? E será que essa “sobra” não teria se transformado nesse “lixo” e estaria dificultando etapas do seu processo de autoconhecimento. O que acha de se livrar disso? A menos que acredite que esse “lixo” é seu…
Então, pegue o material de limpeza e siga em frente!
Busque um lugar sossegado, separe algum tempo, feche os olhos, respire fundo e procure relaxar (sim, relaxar é, pelo menos, ligar o “botão”: momento “egoísta”, ok!). Entre pelas portas que conseguiu abrir (Etapas 1 e 2) e passe uma vassoura nas lembranças, nos pensamentos e recordações “lixos”. As projeções que você conseguiu observar no outro que estão em você, passe um pano e limpe as poeiras do preconceito, talvez sejam peças fundamentais para suas novas conquistas, o pensamento vai dando dicas, siga-as!
Quando os principais pontos estiverem limpos, procure se perceber. Reflita o quanto é importante estar com a mente limpa para ter espaço para mudanças e tudo o mais que a vida pode te oferecer.
Se possível, refaça as etapas um, dois e três de tempos em tempos. Quanto mais consciência de você, mais autoconhecimento você promoverá em sua vida.
Esse processo pode parecer simples, mas talvez seja realmente complicado. No entanto, se for verdadeiro, será limpo e duradouro. Repita quantas vezes forem necessárias. Reveja o quanto de coisas sujas são guardadas o tempo todo. Tente notar o quanto de lixo passava para dentro e o quanto de lixo era colecionado inconscientemente. Essas três etapas, quando aplicadas de vez em quando, podem se transformar em instrumentos poderosos, como chaves preciosas para abrir portas de um verdadeiro autoconhecimento. Tente e experimente. Se conhecer é um caminho, mas se encontrar pode ser a realização!
Pat Piqüeͦra
Terapeuta