Convite ao autoconhecimento em três etapas
Segunda Etapa.
Nessa etapa, estando com determinadas chaves em mãos, começa a chegar a hora de abrir algumas portas.
Separe alguns minutos antes de dormir, ou seja, deite-se um pouco mais cedo. Respire fundo e tente relaxar.
Na sua mente, procure voltar ao seu passado, no sentido figurado, é claro… pense nos momentos mais marcantes de sua vida. Pode ser fatos, situações, problemas, alegrias, decepções. Muitas coisas serão lembradas, se atente para aquela que mais persistir. Se apegue nessa questão que permanecer. Esta pode ser uma porta que abrirá algo muito importante do seu processo de autoconhecimento. Continue!
A partir daí, tente imaginar uma porta mesmo. Abra essa porta com coragem. Talvez seus mecanismos de defesa queiram te sabotar, podem inserir obstáculos que dificultem seu percurso. Nesse caso, insista e aceite essa caminhada introspectiva. Afinal, é você com você mesmo, pensar não significa admitir o pensamento, é um bate papo intimo, compreende?
Procure transformar essa visualização em uma história, com começo, meio e fim. Quando chegar no “fim”, lembre que você está no presente e perceba essa situação com o seu olhar de hoje. Veja com os olhos, mente e experiência de agora. Lembra do exercício da Etapa 1? Em que foi abordada a projeção? Se ainda não digeriu a ideia, lá vai mais uma oportunidade: cada situação que é criticada no outro, pode ser uma projeção sua de como você é ou gostaria de ser? Pois é, que tal pensar se essa recordação (lembrança) fosse contada a você agora… Será que poderia ser observada de forma diferente? Talvez com menos óculos cor de rosa ou talvez com menos vitimismo?
Quando se repagina a vida (na memória), o mais importante é mudar algo. Sabia? Uma vírgula que seja pode ser o suficiente para destravar outras portas e te levar para mais uma etapa de autoconhecimento.
“Qualquer porta, mesmo que trancada, pode ser aberta, quando a chave está em suas mãos. “
Toda lembrança que é resgatada e trazida ao presente pode ser reanalisada. Cada lembrança representa portas. E quanto mais portas são abertas, mais poder de consciência você pode ter e mais autoconsciência.
Até a terceira etapa!
Pat Piqüeͦra